O Pronto Atendimento Santo Amaro de Ipitanga (PASAI) teve os seus leitos desmobilizados pela ausência de casos de Covid-19 em Lauro de Freitas nos últimos meses. A unidade de saúde é referência no tratamento e diagnóstico da doença na cidade.
Após o fechamento, o espaço será submetido a desinfecção e passará por reforma, segundo a prefeita Moema Gramacho (PT). “Graças a Deus, ao trabalho dos profissionais de saúde e à vacina, estamos há alguns meses sem novos casos de Covid. Então, não há como justificar o funcionamento de um espaço exclusivo para o tratamento da doença, com toda essa infraestrutura”, explicou.
De acordo com a gestora do município, a unidade já chegou a atender cerca de 350 pessoas por dia. Ela diz que, atualmente, esse número não chega a 30 pessoas, que nem são pacientes com diagnóstico de Covid. O destino do prédio ainda não foi definido.
Inaugurada em abril de 2020, a unidade de saúde realizou mais de 70 mil atendimentos e registrou 25 óbitos, sendo uma referência no tratamento de pacientes com síndromes gripais e respiratórias no município, segundo Gil Jaraguá, coordenador da unidade. No período, o PASAI contou com 200 colaboradores, entre médicos plantonistas, enfermeiros, técnicos, psicólogos, fisioterapeutas, assistentes sociais e administrativo.
Com a desmobilização, quem precisar de atendimento médico deve se dirigir ao Pronto Atendimento Nelson Barros, situado na Unime, no Centro.